A flacidez no rosto e a papada estão entre as queixas que mais ouço no consultório. E, ainda bem! Uma das grandes preocupações das pacientes é ter um resultado natural com o tratamento. Ninguém mais quer ficar com aquela cara esticada, uma evidência de plástica. E um protocolo que eu indico muito para esse rejuvenescimento natural é a associação de um bioestimulador de colágeno (Radiesse ou Sculptra) com o aparelho Ultraformer 3.
No rosto, usamos o ultrassom microfocado do Ultraformer, que atenua tanto a flacidez muscular quanto a flacidez da pele, promovendo mais sustentação e firmeza ao rosto, sendo uma excelente alternativa para redução de papada e definição de contorno. Ele tem um pico de ação 90 dias após o procedimento, e continua melhorando a pele por 6 meses.
Já os bioestimuladores de colágeno (Sculptra ou Radiesse) são substâncias aplicadas na pele de forma minimamente invasiva, para estimular a produção de novas fibras de colágeno. Com uma cânula, realizamos poucos furinhos e em pontos específicos. Não é preciso usar a agulha diversas vezes. Tanto o Sculptra quanto o Radiesse contêm substâncias compatíveis com o nosso organismo e não apresentam riscos à saúde.
Por que a associação dos dois procedimentos é indicada?
Os dois procedimentos tratam a flacidez, promovem um efeito lifting, mas de forma diferentes e complementares. O Ultraformer é um ultrassom, ou seja, é aplicado sobre a pele, já os bioestimuladores de colágeno são injetáveis. Quando fazemos essa associação, conseguimos formar uma nova fibra colágena que atinge até mesmo a musculatura. O resultado é uma melhor sustentação da pele, melhora das linhas finas e cicatrizes de acnes, além da redução de gordura localizada.
Além disso, a associação dos tratamentos traz resultados mais rápidos, até porque é possível realizar os procedimentos no mesmo dia. E não há uma fórmula fechada: é possível fazer diferentes associações entre os dois procedimentos. A escolha do método vai depender das necessidades e expectativas de cada paciente. Por isso é necessária uma avaliação do dermatologista.
Como a gente espera continuar envelhecendo, é importante uma manutenção uma vez por ano.