A atriz Flavia Pavanelli causou na web ao postar um vídeo sem filtro e sem maquiagem, com o rosto todo vermelho, cheio de manchas e marcas de acne. “Ia até colocar um filtro, porque eu falei: ‘Não vou assustar a galera com essa minha pele’, mas vamos de realidade, eu estava cutucando’”, disse a atriz.
O vídeo viralizou e foi muito elogiado nas redes. Para quem não conhece, Flavia Pavanelli fez parte do elenco da novela ‘As Aventuras de Poliana‘, do SBT. Ela tem 24 anos e conta com mais de 18 milhões de seguidores em seu Instagram.

Diante de tanta repercussão, fiquei pensando: Por que alguém famoso mostrar uma pele com acne assusta? As pessoas têm acne, manchas, rugas… Essa pele perfeita, dos filtros do Instagram, não existe! O que pode existir é uma pele com cuidados, viçosa, hidratada, rejuvenescida, bem lisinha… Sim, essa é possível e nos representa! Fiquei muito feliz de ver uma influencer “dar a cara a tapa” na internet e mostrar o que a maioria esconde: a pele real.
Agora, aproveito esse texto para falar um pouco sobre o que levou a pele da Flávia a ficar tão vermelha. Ela revela no vídeo que ficou espremendo as espinhas, algo que muita gente faz, especialmente adolescentes. Aí sim ela errou e feio. Espremer espinha é muito ruim para a nossa pele. Pensem que naquela área há uma inflamação. Ao espremer, você aumenta essa inflamação, prolonga o período de cura e o pior: pode acontecer também de você aprofundar mais essa inflamação, provocando a formação de cicatrizes de acne.
Por isso, nada de espremer espinha ou cravo sozinho (a) em casa. Se for algo necessário, procure seu dermatologista ou um profissional esteticista que faça o procedimento com os cuidados e conhecimento necessários.
Sem falar que pode realmente ser perigoso, especialmente no rosto perto do nariz e entre as sobrancelhas. Uma inflamação nessas áreas em que há uma comunicação com os seios da face ou contato com meningite pode acarretar em quadros de pneumonia, meningite e até septicemia. É raro, mas o risco existe.
A influenciadora Nathalia Gibson compartilhou nas redes sociais um vídeo em que conta que foi internada após espremer uma espinha no rosto que virou uma celulite bacteriana.
Para quem sofre com as manchas e as cicatrizes deixadas pelas espinhas, temos aqui na clínica CG uma tecnologia espetacular: o Discovery Pico. Em um artigo, eu explico em detalhes o que é a acne, o que causa e por que esse aparelho é tão eficaz na remoção das manchas e cicatrizes. Clique aqui e confira! E, por favor, depois de ler esse texto temos um combinado, não é? Nada de espremer cravos e espinhas! Para quem gosta muito de fazer isso, pasmem!, há brinquedos que lembram aqueles fidget toys.
Quer Saber Mais?
Clique ou escaneie o qrcode/botão com seu Whatsapp e fale com a gente !