O wolf cut, ou corte de lobo, virou tendência nas redes sociais e tem sido a aposta não só de mulheres com cabelos lisos e ondulados, mas também de quem tem cachos e quer sair do óbvio. O corte é garantia de um visual despojado, cheio de personalidade e atitude, mas, por dar volume, exige que o cabelo esteja bem cuidado. Independentemente se você aderiu ou não a essa moda, confira abaixo algumas dicas de cuidados para que seus cachos estejam definidos e hidratados. E para quem precisar de um tratamento mais intensivo, temos um Spa Capilar aqui na Clínica Christiane Gonzaga, com protocolos especiais tanto para a fibra quanto para o couro cabeludo.
- A hidratação é essencial e deve fazer parte da rotina de cuidados com os cabelos, já que a curvatura dos fios dificultam que a oleosidade natural percorra todo o comprimento, o que acaba ressecando as pontas.
- Não lave o cabelo todos os dias. Para não prejudicar a hidratação, quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana, e quem tem cabelo crespo, duas vezes.
- Xampu de limpeza profunda danifica as pontas. Prefira alternativas como o detox do couro e peeling que ainda ajudam a reduzir a queda.
- Os cabelos devem ser cortados regularmente, pois com o tempo as pontas ficam desgastadas e a aparência do cacho, prejudicada. Renove o corte, no mínimo, de dois em dois meses.
- A distribuição das mechas na hora de pentear, a forma de amassar e a quantidade de creme de pentear fazem toda a diferença no resultado final da definição dos cabelos crespos e cacheados. No YouTube tem vários tutoriais bacanas, inclusive de fitagem. O processo não é complicado. De forma geral, basta separar uma mecha bem fininha e passar o leave-in ou ativador de cachos. Depois, é preciso espalhar por todo o comprimento do fio e definir o cacho. Repita em todo o cabelo.
- Quem tem cachos só deve pentear os fios molhados. Depois de seco, esqueça! O pente deve ser largo, de preferência um pente-garfo. Fique longe do pente de madeira, que absorve fungos. Outras opções são a escova para desembaraça, que não danifica a fibra, e a escova caracol ou polvo para formatar os cachos
- O produto para a finalização vai depender de cada cabelo. É preciso testar para escolher qual textura mais te agrada, mas, de forma geral, é bacana buscar produtos formulados para o seu tipo de curvatura.
- Cuidado com o excesso de leave-in! Ele pode provocar problemas no couro cabeludo e queda de cabelo.
- Passou o creme para pentear ou leave-in? Evite colocar as mãos nos cabelos enquanto eles estiverem secando, pois a oleosidade natural das mãos prejudica a boa formação dos cachos.
- Deixe que os fios sequem naturalmente, sem secador e sem vento, para melhor definição dos cachos e redução do frizz. Se não puder, o secador pode ser usado com difusor.
- Evite lavar a cabeça à noite. Além de mandar a definição embora, os cachos levam mais tempo para secar naturalmente e, mesmo se você for usar secador, as raízes nem sempre secam, ficando fragilizadas. Sem falar que o travesseiro mantém uma temperatura ideal para a proliferação de fungos no couro cabeludo úmido.
- Não entre na moda da touca de cetim: ela tem um elástico que prende a circulação, causando produção de oleosidade. Aposte na fronha porque o algodão permite que o couro respire melhor.
