Se antes eram tidos como desleixo, agora, especialmente após a pandemia, estão virando símbolo de empoderamento feminino. Mulheres de diversas faixas etárias passaram a aderir aos cabelos brancos e viram alvo de críticas. A poderosa Sarah Jessica Parker foi fotografada com fios brancos e, diante dos comentários negativos, rebateu e classificou as críticas como “misóginas”, pois nunca aconteceriam com um homem. E é verdade, não é?
Colega de cena de Sarah, Cynthia Nixon está com a cabeleireira totalmente branca para viver a Miranda no revival de Sex and City. Logo no primeiro episódio, o papo gira em torno se não pintar os cabelos a deixa ou não com a aparência mais velha e se isso é bom ou ruim.
No Brasil, a atriz Samara Felippo foi uma que levantou a bandeira do empoderamento e assumiu os fios grisalhos na pandemia. Como ela disse numa entrevista, o importante é estarmos bem com a gente: se vc se sente bem pintando, ok, se prefere não pintar, ok também.
Cuidados com os Fios Grissalhos
Para quem quer aderir, a hidratação é fundamental para evitar que os fios brancos fiquem ásperos. Com menor quantidade de melanina, o cabelo além de branco, fica mais ressecado e quebradiço.
Você pode alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução com os produtos indicados para cada etapa.
Os fios brancos também vão amarelando com o tempo, por isso é importante cortar o cabelo frequentemente e apostar em um xampu roxo, como fazem as louras.
Os raios solares podem comprometer a saúde dos fios e ainda potencializar o efeito amarelado do cabelo branco e grisalho. Então, invista em produtos específicos para proteger as madeixas das agressões causadas pela radiação solar. Você também pode usar chapéus e lenços.
Assumir o cabelo branco pode ser transformador para a sua autoestima. Essas dicas que eu dei te ajudam a passar por essa transição sem estresse algum, além de auxiliar na manutenção da saúde dos seus fios.