Inverno chegando, e a pele logo sente: fica mais áspera, as dermatites costumam incomodar mais, os lábios racham… Sim, a pele muda junto com o tempo e, por isso, o skincare deve se adaptar às estações do ano. Também é a época de aproveitar e fazer tratamentos estéticos que podem causar manchas em caso de exposição solar. Confira a seguir algumas dicas para que a sua pele não sofra com as temperaturas mais baixas.
No Banho
A água quente resseca a pele, então, quem não consegue tomar banho morno ou frio precisa priorizar banhos curtos de, no máximo, 10 minutos.
Evite sabonetes que contenham detergente em suas fórmulas. Prefira os que tenham um poder de hidratação maior. Evite buchas e esponjas para não agredir a pele. Para um cuidado extra, aposte em hidratantes para o banho. Embora não sejam tão eficazes para repor a hidratação, são uma boa alternativa para quem tem preguiça de aplicar depois.
Hidratação
A hidratação se faz ainda mais essencial na temporada de frio. Mas, lembre-se: não adianta só passar cremes. Devemos ingerir uma quantidade maior de água, algo importante para a saúde da pele e que costumamos esquecer de fazer no inverno.
Nesta época do ano, o ideal é usar cremes que sejam tanto emolientes, com algum teor de óleo, quanto umectantes, com ativos como as ceramidas, a glicerina e a ureia.
Rosto
A rotina de skincare facial também deve ser readaptada. Um sabonete antioleosidade no verão pode ressecar a pele no inverno. Muitas vezes é necessário optar por um produto mais suave, sem agentes secativos, como o enxofre e o ácido salicílico.
É importantíssimo: mesmo com a menor exposição solar, o protetor solar segue sendo imprescindível.
Lábios
Os lábios costumam ressecar demais, e precisam ser hidratados com um lipbalm, por exemplo. Caso surjam feridinhas ou rachaduras na pele da boca, o melhor é consultar um dermatologista para verificar se não há uma infecção.
Excessos
No inverno, quem resiste a consumir mais açúcar, especialmente chocolate, chocolate quente…? Acontece que o maior consumo desses alimentos com açúcar pode acentuar a oleosidade da pele e piorar a acne. Então, evite os excessos!
Tratamentos
O inverno é a melhor época para investir em procedimentos estéticos como peelings químicos, microagulhamento, ultrassom microfocado, luz pulsada e outros tratamentos com lasers, como depilação e remoção de tatuagem. Isso porque não se deve tomar sol após esses procedimentos sob risco de causar manchas, descamações, etc. Especialmente para quem tem melasma é hora de investir nos clareadores para que a pele chegue sem manchas no verão.